top of page
lactose.png

O que é intolerância à lactose?
Trata-se da dificuldade do organismo em digerir a lactose, um açúcar presente no leite e derivados, devido à baixa produção da enzima lactase.

Por que algumas pessoas desenvolvem intolerância à lactose?
A condição pode ser genética, presente desde o nascimento, ou surgir ao longo da vida por conta do envelhecimento ou de doenças intestinais que afetam a produção da enzima lactase.

Como reconhecer os sintomas da intolerância à lactose?
Gases, desconforto abdominal, náuseas, inchaço e diarreia costumam surgir de minutos a poucas horas após o consumo de leite ou derivados.

A intolerância à lactose afeta todos da mesma forma?
Não. A intensidade dos sintomas varia conforme a quantidade de lactase que cada organismo ainda consegue produzir.

Como é feito o diagnóstico da intolerância à lactose?
Pode ser feito por meio de exame molecular (pesquisa de mutações no gene MCM6), teste oral de tolerância à lactose ou, em casos específicos, por biópsia intestinal.

Quais alimentos devem ser evitados por quem tem intolerância à lactose?
Leite, queijos, iogurtes, manteiga, requeijão e outros derivados, além de alimentos industrializados que contenham leite na composição, como pães, molhos, sobremesas, bolos e sorvetes.

É possível evitar os sintomas da intolerância à lactose?
Sim. As opções incluem retirar a lactose da alimentação ou utilizar enzimas de lactase antes do consumo de leite e derivados para facilitar a digestão.

Onde realizar exames para intolerância à lactose?
Os exames devem ser feitos em laboratórios de análises clínicas capacitados, que ofereçam testes moleculares ou de tolerância específicos.

whatsapp-logo-1.png
bottom of page